E o tema de hoje é: saúde e alimentação. Um dos mais populares elementos na mesa brasileira, o ovo, atua como base para diversos pratos diferentes – doces, salgados, seja puro ou misturado a outros ingredientes, e por aí vai. Mas você já buscou conhecer os reais benefícios desse alimento aparentemente tão simples? Não? Então, continue lendo e descubra!
Alimento para o cérebro: a gema do ovo concentra uma substância chamada colina, parte do complexo vitamínico B, que atua como parte na formação dos neurônios. Estudos indicam que o consumo de ovo à longo prazo ajuda a prevenir doenças como Parkinson e Alzheimer, que se dão por processos de degeneração do sistema nervoso e neural, respectivamente.
Rejuvenescedor: outras substâncias presentes no ovo, como as vitaminas A, D, E e K, selênio, magnésio, zinco, manganês e ácido fólico, atuam no combate ao envelhecimento precoce das células do corpo, prevenindo assim o aparecimento de rugas e até diminuindo o risco de doenças crônicas.
Nutrivivo: além de possuir substâncias que ajudam a combater o envelhecimento, o ovo também é fonte de proteínas e vitamina B. As proteínas atuam em diversos processos do organismo, sendo um deles a construção e manutenção muscular. Conservar músculos no corpo ajuda a manter o metabolismo mais acelerado, e dificulta assim a formação de gordura.
Amigos da dieta: Como citado acima, as proteínas presentes no ovo ajudam a manter os músculos e acelerar o metabolismo. Mas, além disso, o ovo também tem o poder de prolongar a saciedade (também devido ao seu alto teor de proteínas), ou seja, faz com que a fome demore mais a aparecer. Por consequência, é um forte aliado aos que estão querendo perder uns quilinhos!
E ai, gostou? Então não deixe de incluir na sua dieta esse alimento que, além de acessível e delicioso, é também muito saudável e fácil de preparar!