Programa

A Prefeitura de Barra Velha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, aderiu ao programa Novos Caminhos. A proposta da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), prepara adolescentes que estão em situação de acolhimento para o mercado de trabalho.

Cursos

Os jovens entre 14 e 18 anos participam de cursos de formação continuada ou cursos do Pronatec e, em seguida, são encaminhados para o mercado de trabalho por meio de estágio, programa jovem aprendiz ou de forma efetiva. Além de qualificar os adolescentes, o projeto também orienta a comunidade empresarial para contribuir com a ação social.

 

Festa do Pirão – FOTO

 

A maior festa cultural e gastronômica de Barra Velha foi oficialmente lançada. A Prefeitura de Barra Velha, por meio da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura – FUMTEC, deu início à 22ª Festa Nacional do Pirão, que acontece de 5 a 9 de setembro.Uma das novidades deste ano na Vila Açoriana, espaço que será montado no ginásio de esportes Alfredo José de Borba, é o palco literário, onde a FUMTEC em parceria com a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – seccional de Barra Velha, vai receber uma programação com escritores, poesia e música. No palco cultural, danças típicas, apresentações folclóricas e o popular concurso “Farinha pouca, meu pirão primeiro”, vão mostrar as tradições açorianas presentes em Barra Velha.

 

Destaque

Outro destaque para esta edição da festa, é a realização da 1ª trilha de integração de jipeiros. A trilha contará com a participação de atletas de diversas regiões do Brasil que vão percorrer o interior da cidade, promovendo o turismo na rota Caminhos do Interior. O encontro de trilheiros Pirão na Lama também é presença confirmada. Na sua 6ª edição, promete muita adrenalina para os amantes do motocross.

 

Country

O rodeio country receberá nesta edição uma nova estrutura de som, luz, arquibancadas e arena. Nos dias 6, 7 e 8 de setembro, o público poderá acompanhar montaria em touro, palhaços, show pirotécnico, com entrada gratuita. Na praça de alimentação, dez barracas de associações vão comercializar pratos típicos de Barra Velha. Pirão com linguiça e outras opções da gastronomia barra-velhense poderão ser provadas durante os cinco dias de festa.

 

Limpeza – FOTO

Quatro ruas no bairro Itinga receberam os serviços de patrolamento, limpeza e manutenção pela Subprefeitura. A rua Carpas, no ponto final do Itinga, e a estrada Rio do Morro foram patroladas. A equipe da Subprefeitura realizou, também, concertos no calçamento da rua Síria, loteamento Gustavo. Na rua Adolfo Soares, loteamento Parati, as bocas de lobo e o calçamento foram limpos.

IPTU Araquari – foto

Só neste ano, mais de cinco mil carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), dos mais de 23 mil emitidos, deixaram de ser entregues. Entre os motivos, estão informações incompletas no cadastro do contribuinte, como endereço inexistente ou incorreto. Para dar mais comodidade no momento do morador ficar em dia com o Município, a Prefeitura inicia nesta semana, o processo de atualização cadastral. O primeiro bairro contemplado será o Itinga.

Documentos

Todos os contribuintes, ou seja, moradores deste bairro que tenham um imóvel devem comparecer à Subprefeitura do Itinga, localizada às margens da rodovia A 280 A, das 8h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 28 de setembro. Os documentos necessários para a atualização cadastral são: RG, CPF, comprovante de residência atual, registro do imóvel ou contrato de compra e venda.

Números

De acordo com a Secretaria de Administração e Finanças, neste ano, a inadimplência atingiu 46%, totalizando mais de R$ 2 milhões em parcelas em aberto. Esse dinheiro, somado aos valores arrecadados com o ISS (Imposto Sobre Serviço) e ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), são os chamados recursos próprios, que, conforme a legislação, são destinados, entre outros investimentos, à Educação (35%) e à Saúde (20%).