A vez dela

A Polícia Federal deflagrou 53ª fase da Operação Lava Jato na terça-feira (11) e batizada de “Piloto”. Essa nova fase teve mandados de busca e apreensão na residência do ex-governador e candidato ao Senado Beto Richa (PSDB). O foco é a apuração de pagamentos indevidos feitos pela Odebrecht para garantir a licitação da rodovia PR-323. Segundo as investigações, “Piloto” era o codinome atribuído a Richa na planilha de propinas do Setor de Operações Estruturadas da empreiteira Odebrecht.

“Na manhã de terça-feira (11), o ex-governador do Paraná e candidato ao senado Beto Richa foi preso em sua casa, no bairro Mossunguê, em Curitiba.  A esposa dele, Fernanda Richa, também foi presa. Ambos foram alvo de mandados de prisão temporária pedidos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço de investigação sobre crime organizado do Ministério Público do Paraná (MP-PR). A prisão estaria relacionada a supostas fraudes no programa Patrulha Rural. Embora ambas as operações tenham sido realizadas no mesmo dia, o procurador do MPF, Diogo Castor, que atua na Lava Jato, disse que foi surpreendido ao saber da operação do Gaeco, que prendeu Beto Rich”. É que, ao mesmo tempo e contra os mesmos alvos a Operação Lava Jato deflagrou sua 53ª. Faze, denominada piloto que investiga o contrato de operações em rodovias do Paraná pela Odebrecht durante o governo Richa. A PF realizou buscou em apreensão na casa do ex-governador e assessores mas não executou mandatos de prisão.

 

Chuva de M…

O ex-governador e candidato ao senado Esperidião Amin tomou café no Jerke na terça (11) juntamente com o candidato ao governo Gerson Merísio, que mais cedo deu entrevista ao programa de Cesar Júnior na Rádio Clube.

Provocado por Antônio Neves sobre as prisões no Paraná, Amin saiu-se com uma enigmática frase:

– “Prevejo uma tempestade de merda que irá cair sobre nós”.

Falou com ar de preocupação e mais não disse. Merísio igualmente preocupado não disse uma palavra na meia hora que permaneceram na mesa com os jornalistas e radialistas.

 

A vez dela

Ideli Salvatti disse agora no horário político, referindo-se indiretamente ao Lula, que “ninguém consegue prender a esperança”. Ela está certa. Principalmente a esperança que corre solta quando Sérgio Moro, Karen Schubert e outros juízes inconvenientes continuam com essa barda de mandar para cadeia corruptos e ladrões. Tenho esperança que a vez dela chegará.

 

Quer ser restaurador?

Estão abertas as inscrições para a 1ª Oficina Intensiva de Restauro de Móveis de Madeira, que será realizada pelo restaurador Sérgio Bahiense de 1º a 5 de outubro, em Joinville (SC). Profissional com formação em Bonn, na antiga capital da Alemanha, e mais de 30 anos de atuação na área, Bahiense propõe uma maratona de 40 horas em cinco dias (8 horas diárias) dirigida a profissionais das áreas de marcenaria, arquitetura e decoração, restauro, monitores de museu, e ao público leigo que queiram aprender, na prática, as técnicas básicas de restauro de móveis de madeira.

O formato intensivo, com aulas concentradas em curto espaço de tempo, visa a atender também o público de fora da cidade, que, com isso, precisa programar uma única viagem. A turma contará com sete vagas e as aulas serão realizadas no atelier do restaurador, na Rua Padre Kolb, 1410, no bairro Anita Garibaldi, em Joinville. O investimento é de R$ 1.000,00 por aluno.

 

A saúde em alta

A Saúde em Joinville é considerado, por pesquisa isenta, a melhor entre todos os municípios brasileiros. E Joinville quer melhorar esse selo de qualidade Hoje quinta(14) inaugura do PA do Itaum. Equipamento moderno, verdadeiro hospital de entrada.

Durante toda a semana todas as unidades de saúde de responsabilidade da Prefeitura de Joinville, com destaque para as mais de 60 unidades básicas de saúde e Pronto Atendimentos (PAs), estarão passarão por auditoria.

O objetivo é realizar uma avaliação do cumprimento dos protocolos estabelecidos pela Secretaria da Saúde, assim como as políticas e diretrizes do Ministério da Saúde. O trabalho é desenvolvido pela Gerência de Auditoria, Controle e Avaliação, integrada por equipe de 27 servidores que formam equipes multidisciplinares integradas por médicos, dentistas, enfermeiros, bioquímicos, administradores, contadores e agentes administrativos.

 

Por que Tite?

O que pretende Tite ao entregar a braçadeira de capitão da seleção para Neymar, aquele que se tornou a piada do mundo do futebol e exemplo irretocável da falta de caráter dentro e fora de campo?