Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, a Feira do Príncipe deste mês terá como tema a inclusão. O evento acontece neste domingo, 9 de setembro.
A programação foi elaborada pela Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio da coordenação da área da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE) e entidades representativas de Joinville.
Em uma das atrações, o público terá a oportunidade de conhecer recursos e ferramentas que auxiliam pessoas com deficiência visual. A exposição de tecnologias assistivas será realizada pela Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais – AJIDEVI, e vai apresentar máquinas de escrever em Braille, computadores com leitores de telas para cegos. Os visitantes também poderão conhecer o Braille e ter o seu nome escrito pelo sistema.
Na Tenda Arte para Todos, também serão realizadas atividades alusivas ao tema. Às 10 horas, abertura da exposição de obras da Oficina de Artes Visuais. Em seguida, às 11:30 horas, Oficina de Teatro sobre Contação de Histórias, realizada pelo Serviço Organizado de Inclusão Social (SOIS), vinculado à Secretaria de Saúde de Joinville. E para quem deseja conhecer mais sobre a linguagem em libras, apresentações Vivência Prática, com o Grupo de Libração, às 13: 30 e às 14:30 horas.
Em outro espaço, no Palco da Praça Nereu Ramos, das 11 às 11:30 horas, encenação da peça de teatro “A via da vida”, com participação da Associação de Deficientes Físicos de Joinville (ADEJ) e apresentação musical com integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
No mesmo local, das 12 às 12:30 horas, apresentações do grupo de teatro e dos alunos das oficinas de teatro do Centro de (Transf)formação Arte para Todos.
Para quem aprecia música e dança, das 13:30 às 14:30 horas, número musical com membros da AJIDEVI, e apresentações do SOIS, com o Grupo Musical Mentes InconSCert, Grupo Cantante Clave de Sois e Grupo de Dança de Salão.
E para encerrar a programação especial da Feira do Príncipe de setembro, das 15 às 15:30 horas, oficina aberta de Vivência em Teatro, com o professor Robson Benta, do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR.
A Feira do Príncipe acontece das 10 às 16 horas, na Rua do Príncipe, região central de Joinville. O evento é realizado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).