Nossos profissionais nascem nas escolas, instituições que indiscutivelmente definem o padrão de comportamento e qualidade do nosso futuro. Nos estágios iniciais as famílias dividem com os professores as responsabilidades, nos estágios finais já na academia os professores definem os caminhos e medem os resultados. Os acadêmicos com suas escolhas e seus empenhos, vão definir a verdade, o conteúdo a profundidade que terão para oferecer para os seus clientes, para a sociedade, para todos nós.
No exercício da sua profissão estes ex-acadêmicos, irão oferecer seus produtos e/ou serviços de forma direta, aos consumidores (clientes), ou indireta através de uma empresa de variados tamanhos/especialidades ou características. Dentro da especialidade que escolheu manterá uma relação estreita com o meio profissional através de associações com outros profissionais, trocando experiências, conhecimento e convívio social.
A sociedade para manter este sistema harmonioso e de Valor Justo, estabelece leis e regulamentos, reservando tais atividades profissionais aos cidadãos formalmente preparados para tais exercícios, e estabelece atividades de controle e fiscalização para que suas leis e regulamentos sejam por todos seguidos.
Em uma sociedade com liberdades individuais, direitos coletivos, sem uma vinculação direta do direito com a obrigação do cidadão, como vamos imaginar que tais leis e regulamentos por si só sejam suficientes para que a justiça seja alcançada? Qual a mágica que pode tornar o interesse coorporativo com alto grau de organização, equilibrado e justo. Como assegurar respeito ao cidadão em busca de um direito legal, mas sem uma corporação de igual força para defendê-lo ante o poder já contido nos que devam atender os direitos deste cidadão?
Somente a Ética, de todos para com todos, pode garantir que esta sociedade seja valorosa, verdadeira e justa. Muito mais que uma opção filosófica “ética é uma obrigação”, é a condição básica para que a democracia seja efetiva. Somente pessoas cultas podem ferir a ética, pois pessoas iletradas seguem instintos, estes devem ser orientados pelas pessoas instruídas.
O CEAJ tem a ética como a lei acima de todas as leis, e com este parâmetro segue a legislação profissional.

Agenda:
Torneio de Futebol, Finais
Dias 27 de Outubro e 10 Novembro
Canabrabra X UDESC (1° lugar)
Amigos X Proelt Engenharia (3° Lugar)