Feliz aniversário

Parabéns querida Joinville. São 168 anos de história, desenvolvimento e, principalmente, de oportunidades. Conforme matéria especial dessa edição, Joinville é a terra para quem deseja trabalhar com amor e dedicação. Daí uma pergunta: o que você daria de presente para a cidade?

Presentes

Numa enquete realizada nas ruas de Joinville com mais de 50 pessoas, esse colunista obteve as informações do que o joinvilense ou pessoas que adotaram a cidade,  dariam de presente. E a rodoviária foi um dos presentes mais citados. Sim, o povo gostaria de que a cidade tivesse uma rodoviária moderna e bem localizada. A atual passa por reformas, lembrando que o imóvel pertence ao Ipreville. Sendo assim, cabe à Prefeitura construir uma nova e, de preferência, às margens da BR 101.

 Transporte Coletivo

Outro presente é um transporte coletivo mais barato. É claro que o joinvilense está se presenteando, em que a questão da mobilidade tem por base o preço. Não existe reclamação quanto à qualidade dos ônibus, mas é a tarifa que preocupa, tanto que muita gente busca novas alternativas como Uber coletivo e compra de motocicletas.

Pavimentação

E a pavimentação não poderia ficar de fora. Grande parte dos entrevistados pediu pavimentação e um sistema ágil e que realmente funcione na ação de “tapa buracos”. Conforme já é público, Joinvillesofre ainda muito com centenas de buracos nos bairros.

Parque Ambiental

O meio ambiente também está em pauta. E a criação de um parque ambiental mais centralizado entrou no meio dos presentes que seriam oferecidos para a cidade. Entre as opções, aquela área do exército na rua Marques de Olinda. Um belo espaço que poderia ser “negociado” para o lazer da população.

Rio Cachoeira

E a limpeza do Rio Cachoeira? Claro, está na lista. Há anos que se discute, comenta e se planeja a limpeza do rio. Porém, nada de concreto saiu do papel. Até que certos pontos hoje estão mais limpos, especialmente nos afluentes.

Duplicação da BR 280

Sim, é um belo presente para Joinville, pois milhares de pessoas se deslocam para Barra do Sul e São Francisco do Sul para aproveitar as praias. Isto na temporada ou fora da mesma. A duplicação da BR 280 depende do governo federal ou de privatizar a obra.

Trânsito

E a paciência com o trânsito já passou do limite. Um dos presentes é oferecer mobilidade de veículos, através da construção de elevados, viadutos e de, no mínimo, mudanças inteligentes em vários pontos da cidade.

Rua das Palmeiras

O Jornal da Cidade fez sua parte e ajudou a salvar a vida das palmeiras, na Rua das Palmeiras. Porém, o joinvilense também gostaria de revitalizar a via, com mais estrutura e, principalmente uma forma de defender contra a poluição. E, nunca instalar a Via Gastronômica no local.

Flores

A Cidade das Flores merece flores. E justamente foi o presente mais citado para Joinville. Não é difícil de imaginar o motivo, pois faltam flores nos canteiros espalhados em todos os cantos. Já está mais que na hora de recuperar esse título.