Ventilação mecânica e a Covid-19

Volta ao Mundo
3 de julho de 2020
Prefeitura de Joinville orienta sobre uso de máscaras no interior dos veículos
3 de julho de 2020

Desde o início da pandemia, o mundo inteiro se empenhou para adquirir ventiladores. A ventilação mecânica é uma forma de suporte à vida. Um ventilador mecânico é uma máquina que assume o trabalho de respirar quando uma pessoa não é capaz de respirar o suficiente por conta própria. O ventilador mecânico também é chamado de ventilador, respirador ou aparelho respiratório.

Existem muitas razões pelas quais um paciente pode precisar de um ventilador, sendo os baixos níveis de oxigênio pela infecção atingindo os pulmões a causa na Covid-19. O ventilador fornece altas concentrações de oxigênio nos pulmões, ajuda-o a se livrar do dióxido de carbono, e diminui a quantidade de força que uma pessoa usa respirando para que seu corpo possa se concentrar no combate à infecção.

Quando uma pessoa precisa estar em um ventilador, o médico insere um tubo endotraqueal (através do nariz ou da boca do paciente) em sua traqueia. Este tubo é então conectado ao ventilador. O ventilador empurra uma mistura de ar e oxigênio para os pulmões da pessoa. O ventilador também pode realizar uma pressão expiratória final positiva para impedir o colapso dos alvéolos pulmonares. O tubo endotraqueal permite que médicos e enfermeiros aspirem secreções. Se uma pessoa precisar do ventilador por um longo período de tempo, é realizado um procedimento chamado de traqueostomia, que é realizado por um cirurgião fazendo um orifício no pescoço e traqueia, e inserindo uma cânula que é conectada ao ventilador.

O paciente em um ventilador é monitorado em uma UTI preferencialmente, e conectado a um monitor que mede a frequência cardíaca, a frequência respiratória, a pressão arterial e a saturação de oxigênio no sangue. Os membros da equipe de saúde usarão essas informações para avaliar o status do paciente e fazer ajustes no ventilador, se necessário. As pessoas sob ventilação recebem sedativos e analgésicos para que se sintam confortáveis. Esses medicamentos também os deixam sonolentos. Às vezes, medicamentos que impedem temporariamente o movimento muscular são usados ​​para permitir ao ventilador fazer todo o trabalho para o paciente. Usa-se o ventilador pelo tempo que a pessoa necessitar. A equipe de saúde sempre tenta ajudar uma pessoa a sair do ventilador o mais rápido possível para evitar possível dano pulmonar. “Desmame” refere-se ao processo de tirar o paciente do ventilador.

Os comentários estão encerrados.